É muito comum ouvirmos algumas ideias engessadas quando se trata do universo da decoração. Para algumas pessoas, repaginar um ambiente pode ser um bicho de sete cabeças, já que é necessário bastante pesquisa para quem não quer cometer nenhum erro. Entretanto, algumas dessas ideias não fazem sentido na prática. Diferente do que muitos pensam, acertar na decoração e deixar um ambiente cheio de estilo e personalidade pode – e deve – ser uma atividade tranquila e prazerosa. Para esclarecer e exemplificar alguns destes mitos, separamos 5 tópicos que merecem a atenção de qualquer de quem está decorando uma casa:
1 – Estilo único em um cômodo
Montar um ambiente confortável, aconchegante e bem decorado – seja em casa ou no escritório – nada tem a ver com optar por um único estilo de decoração. É possível fazer um mix de estilos e, com equilíbrio de cores e texturas, montar um local cheio de personalidade. Uma sugestão é optar por uma paleta de cores com no máximo três tons, equilibrando com as texturas utilizadas. Não fique apegado à ideias que limitam sua criatividade!
2 – Iluminação – quanto mais, melhor
Nem sempre o excesso de luz num ambiente é o ideal. Tudo depende do objetivo pretendido com o local: há momentos em que a meia-luz é mais indicada, com tons mais quentes (luz amarela), por exemplo. Já quando é um local em que há leitura, por outro lado, a luz branca acaba ganhando espaço. Item de extrema importância, a iluminação é a peça chave para criar o “clima” do ambiente. Ou seja, um ambiente bem iluminado é aquele que está em harmonia com a proposta do local.
3 – Quadros na altura dos olhos
Mais uma vez, o estilo de decoração entra em jogo quando é necessário decidir a altura dos quadros que serão instalados na parede. Dependendo da quantidade e tamanho, a decoração permite várias alturas para quem quer dar um toque de versatilidade ao cômodo. Inclusive, é permitido fazer um mix de porta-retratos! A composição dos quadros pode variar de acordo com a gravura ou pintura, cores e texturas. Não tem certo e errado, tem o que combina com sua personalidade e com o ambiente!
4 – Utilizar itens complementares carrega o ambiente
Esqueça a ideia de que itens complementares, como almofadas e mantas, deixam o ambiente visualmente poluído. Esse tipo de decoração serve não somente para trazer mais aconchego, mas também podem ser pontos de cor e ajudar preencher ainda mais o espaço. Para que o cômodo não fique com muita informação, opte por coordenações de cores que harmonizem com o restante da sua decoração.
5 – Cortinas são necessárias em todas as janelas
Nem sempre é necessário instalar cortinas nas janelas de um ambiente. Há quem prefira aparência minimalista, bem iluminada e com vidros e paisagens à mostra. Contudo, quando a privacidade entra em jogo, especialmente para quem tem vizinhos próximos, é ideal a aplicação de películas quando o uso da cortina não for desejado.
Esqueça dos mitos e decore a casa com personalidade. Ouse sem medo!
Publicado em
Comentários
Veja o que outras pessoas acharam desse post.
Esse post ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a comentar!