Quando falamos em autocuidado, logo pensamos em saúde da pele, alimentação equilibrada, prática de exercícios e uma rotina de sono reparadora. Todos esses fatores ajudam na reparação da pele, mas para quem tem uma pele sensível, outros cuidados merecem uma atenção especial.
A escolha ideal dos tecidos que entram em contato com a pele todos os dias, como toalhas e roupas de cama, podem influenciar no aspecto da pele.
A pele é o maior órgão do corpo humano e atua como uma barreira de proteção contra agentes externos. Durante o sono, ela passa por processos intensos de regeneração celular. E, nesse período, o contato com tecidos inadequados pode interferir negativamente na sua saúde.
Seja para quem tem a pele sensível ou para quem deseja mantê-la saudável e protegida, o algodão é, sem dúvida, a melhor escolha. E essa não é apenas uma preferência por conforto: é uma recomendação dermatológica. A dermatologista Rafaela Lehmkuhl explica sobre a importância do algodão na rotina e traz dicas de cuidados para quem quer manter a saúde da pele.
A Dra. Rafaela Lehmkuhl (CRM-SC 18652) é dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em procedimentos estéticos, tecnologias avançadas e protocolos exclusivos que unem ciência, inovação e cuidado humanizado.
Benefícios do algodão para a pele
O algodão é uma fibra natural e leve, que possui características que o fazem não apenas uma escolha segura para quem tem condições dermatológicas, mas também previne problemas em peles normais e saudáveis.
• Respirabilidade natural: permite troca equilibrada de calor e umidade.
• Hipoalergênico: reduz o risco de alergias e sensibilizações.
• Toque suave: minimiza o atrito e protege a barreira cutânea.
• Conforto térmico: evita extremos de calor ou frio, favorecendo o processo de reparação celular.
• Absorção equilibrada: ajuda a controlar suor e oleosidade, prevenindo foliculite e acne corporal.
Por que evitar tecidos sintéticos?
• Retêm calor e suor, criando ambiente úmido que favorece a proliferação de bactérias e fungos.
• Aumentam o atrito, podendo piorar rosácea, dermatite atópica, acne e até irritar peles saudáveis.
• Possuem menor respirabilidade, deixando a pele abafada.
• Podem conter resíduos químicos que desencadeiam reações alérgicas.
Dicas práticas para peles sensíveis:
1. Use cremes noturnos sem fragrância
As fragrâncias e conservantes dos produtos de skincare podem causar irritação. Opte pelo uso de tecido de algodão que, por gerar menos atrito com a pele, favorecem a absorção dos ativos dos cremes.
2. Troque a fronha com frequência
O ideal é trocar pelo menos duas vezes por semana, isso evita acúmulo de oleosidade, suor e resíduos de cosméticos.
3. Cuidado na lavagem de toalhas e roupa de cama
Evite utilizar amaciantes ou perfumes fortes na lavação. Prefira sabão neutro e enxágue bem para não deixar resíduos irritantes no tecido.
4. Inclua tecidos de algodão no seu autocuidado
Pense na roupa de cama como uma extensão da sua rotina de skincare; o algodão não substitui os cremes, mas potencializa seus efeitos, criando um ambiente ideal para que a pele se regenere durante a noite. Opte por toalhas com composição 100% algodão, além de serem mais absorventes, têm o toque suave que não irrita a pele.
5. Controle a temperatura da pele
Excesso de calor pode piorar condições dermatológicas, como rosácea, coceira e dermatite. O frio em excesso também pode ser prejudicial, pois pode ressecar a pele. Para amenizar e ajudar a manter o equilíbrio térmico, utilize tecidos de algodão.

Utilizar toalhas e roupa de cama de algodão pode não parecer tão importante, mas com grande impacto no seu bem-estar. Ao fazer essa escolha, você proporciona à sua pele um ambiente mais puro, leve e acolhedor, exatamente o que ela precisa para se regenerar e se manter bonita, protegida e saudável. Mais do que conforto, o algodão representa cuidado. E quando o cuidado começa no detalhe, o corpo inteiro agradece, noite após noite.
Publicado em





Comentários
Veja o que outras pessoas acharam desse post.
Esse post ainda não possui comentários.
Seja o primeiro a comentar!